• Par educativo

Par educativo

  • Editora: BOOKTOY
  • Autor: GOMES
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$60,00


O aprender só existe em relação: relação com o outro que ensina, com o conhecimento, com aprendizagens anteriores, com o contexto de aprendizagens, com os outros aprendizes e consigo mesmo como aprendiz. Por meio das vivências como aprendiz, a crianças constrói representações acerca de sim mesma. Não é raro, assim, que crianças com dificuldades no processo do aprender sintam-se inseguras e pouco confiantes, desvalorizando os próprios saberes e superestimando os obstáculos encontrados.

Daí a importância da proposta do Par Educativo na clínica psicopedagógica, bem como para todos os profissionais envolvidos na relação ensino-aprendizagem.

A obra convida o leitor a revisitar, de forma crítica, os critérios de análise do Par Educativo e amplia-los, entendendo o discurso da criança e aspectos de sua trajetória de aprendizagem como fundamentais à análise do desenho. Nesta perspectiva, o desenho da criança e o que ela comunica por meio dele adquirem sentido quando é considerada a complexidade do processo de expressão gráfica. Por fim, são propostos pontos norteadores para a análise compreensiva do desenho do Par Educativo. Estes pretendem sistematizar tal analise em etapas, buscando, assim, escuta acolhedora e cuidadosa aos afetos, experiências e histórias que compõem as trajetórias de aprendizagem. 

Sumário:

Capítulo I - O aprender

Capítulo II - O desenho da criança

Capítulo III - O desenho do par educativo

Capítulo IV - Reexaminando a análise do par educativo: o que nos ensinam as crianças com dislexia

Capítulo V - Construindo a compreensão contextualizada do desenho do par educativo 

Considerações finais

Referencias 

As autoras

Flávia Carolina dos Santos Gomes - Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuação clínica voltada ao desenvolvimento infantil, e à avaliação e ao acompanhamento das dificuldades de aprendizagem. Seus temas de interesse são: processos de construção de vínculo, aspectos cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem e dificuldades de aprendizagem.

Jane Correa - Professora Titula do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Nível 2 do CNPq. Psicóloga pela Universidade dos Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Psicologia Cognitiva pelo ISOP/FGV, Doutorado em Psicologia na Universidade de Oxford. Estágio Pós-doutoral, no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

Renata Mousinho - Fonoaudióloga. Doutora e Mestre em Linguística - UFRJ. Estágio Pós-doutoral em Psicologia - UFRJ. Especializada em Psicomotricidade (ISRP-Paris) e Educação Inclusiva (UGF). Professora da Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do projeto ELO: Escrita, leitura e oralidade.

Mais Informações
Título Par educativo
Subtítulo O desenho e o vínculo com a aprendizagem
Autor Flávia Gomes / Jane Correa / Renata Mousinho
Edição / Ano 1/2018
ISBN 9788565027830
Dimesões 23X16X1
Número de Páginas 135
Capa BROCHURA

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.